sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

1ª REUNIÃO DO ANO DE 2013 DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS - COMAD



Presença dos Conselheiros: Rizonete (Presidente - Amor Exigente), Da Roz e David (Maçonaria), Pr.(Associação dos Pastores Evangélicos da Paraíba), Bertrand e Jairo (SEJER), Deusimar (OAB), Lawrencita (UFPB/PAIAD), Fabiana (SEDEC), Lydia (Polícia Federal) e Guia (Arquidiocese da Paraíba/Pastoral da Sobriedade) -  Em 24 de janeiro de 2013.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMAD

Aos Senhores
Conselheiros Titulares e/ou Suplentes do COMAD

CONVOCAÇÃO

Convocamos todos os Conselheiros Titulares e/ ou Suplentes do CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS para a REUNIÃO ORDINÁRIA do mês de Janeiro, que se realizará dia 24 (quinta-feira) às 14:30h na Sala do Conselho, localizada na Casa dos Conselhos, Rua D. Pedro 692, - Tambiá.
Pauta:
 - Preparação da Eleição do COMAD;
 - Calendário de Atividades 2013;
 - Outros assuntos.

OBS. Haverá o Sorteio de 01 Cx de chocolate ALPINO com os presentes como acolhida de Ano Novo por parte do Conselheiro Da Roz da Maçonaria.

Confirme sua presença.

Atenciosamente,

MARIA RIZONETE GOMES
Presidente do COMAD

MARIA DA GUIA OLIVEIRA
Secretária do COMAD

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Coordenadora de formação da REDE RAISSS/Brasil, Vania Medeiros, apresentou proposta de projeto à SEDES/João Pessoa

Secretária Martha Moura (SEDES), ao centro,    ladeada pela professora Vania Medeiros, a psicóloga Valéria Cristina e o jornalista Crisvalter Medeiros.
         A coordenadora do Centro de Formação da Rede Latino Americana de Intervenção sobre o Sofrimento Social (RAISSS/Brasil), professora Vania Medeiros (IFPB) foi recebida na última quarta-feira (09), à tarde, pela secretária de Desenvolvimento Social (SEDES), da Prefeitura Municipal de João Pessoa, professora Martha Moura. Na reunião, a professora Vania Medeiros apresentou a propostas de um projeto de intercâmbio intermunicipal na área de formação em Tratamento Comunitário.
O projeto, que está em fase de construção coletiva, vai beneficiar estudantes e trabalhadores de três municípios brasileiros com capacitação através de intercâmbio com universidades da América Latina. Por enquanto, já foram articulados os municípios de João Pessoa e Sorocaba-SP.
O modelo de Tratamento Comunitário proposto pela RAISSS está fundamentado na teria ECO2, que integra teoria e prática em quatro estratégias: prevenção, trabalho, assistência básica, saúde e educação. A equipe intermunicipal, depois de formada, pretende fazer articulações junto aos órgãos fomentadores para viabilidade financeira do projeto.
Após a apresentação dos pressupostos do projeto de Tratamento Comunitário, a secretária Martha Moura se interessou pela proposta e garantiu que vai levar a proposta ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Inscrições abertas para curso sobre prevenção do uso de drogas para Conselheiros e Lideranças Comunitárias

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do curso de prevenção do uso de drogas, que vai capacitar 40 mil conselheiros e lideranças comunitárias em todo o Brasil. A capacitação é parte do programa Crack, é possível vencer e é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).
O objetivo da iniciativa é capacitar conselheiros municipais e líderes comunitários para atuar na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas, com foco na defesa e promoção dos Direitos Humanos e na articulação e fortalecimento das redes locais.
Para a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, o curso permitirá o fortalecimento da atuação dos conselhos e outras lideranças na comunidade. “Os conselhos são instâncias legítimas de participação e controle social e têm papel fundamental na implementação de todas as políticas públicas sobre drogas”.
O curso gratuito será realizado a distância e executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As aulas iniciam em março, com duração de três meses. Tutores especializados vão acompanhar os alunos, que receberão o material didático em casa.
O programa Crack, é possível vencer, prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, justiça, segurança pública, conselheiros, lideranças comunitárias e religiosas, além da capacitação de profissionais e voluntários que atuam em comunidades terapêuticas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro pelo site: http://conselheiros.senad.gov.br/

Inscrições abertas para cursos nas áreas da saúde e assistência social

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) abriu em 24/01/2013 as inscrições para 10 mil vagas na 5ª edição do Curso SUPERA - "Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento".

O curso, totalmente gratuito, visa capacitar profissionais das áreas da saúde e assistência social para identificação e abordagem dos usuários de álcool, crack e/ou outras drogas, com a apresentação de diferentes modelos de prevenção e intervenção e encaminhamento. 
A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120 horas e tem a duração de três meses. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 
Os alunos receberão o material didático no endereço residencial e terão acesso às novas tecnologias de EaD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), portal específico do curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações.
O curso é parte integrante do eixo "prevenção" do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Inscrições gratuitas
www.supera.senad.gov.br