segunda-feira, 17 de junho de 2013

OAB realiza I Fórum sobre Internação compulsória e Involuntária do Dependente Químico, dentro da VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS "SE LIGA NA VIDA", promovida pelo COMAD/JP.

Abertura do Fórum pelo Vice Presidente do COMAD, 
conselheiro representante da OAB Deusimar Guedes.
Fala do Presidente da OAB Dr. Oswaldo 

Fala do representante do Ministério Público Dr. Valberto Lira

Durante a VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS a UFPB instituição que compõe o COMAD, realiza o I Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química.

I Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química traz o debate sobre drogas para a UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou no período de 12 a 14, de junho, o I Congresso Brasileiro de Saúde Mental e Dependência Química. O evento contou com mais de 600 participantes, entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes, de todas as regiões do País. Durante os três dias do evento foram atualizadas várias vertentes do conhecimento envolvendo a questão do uso de drogas e dependência química, no contexto da saúde mental.
           
Na abertura do evento, que aconteceu na noite do dia 12, no Auditório da Reitoria, a coordenadora do Congresso, professora Silvana Carneiro Maciel, deu as boas vindas aos congressistas e enfatizou a importância da realização do evento para a ciência, a educação e a sociedade paraibana. Um momento de destaque, que emocionou a plateia, foi a participação do grupo musical “Oficina do Samba”, do Caps-ad Primavera, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O grupo é constituído por usuários de álcool e outras drogas que estão em recuperação.
A pesquisadora Carla Bicca, da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Drogas (ABEAD), fez a palestra de abertura do evento, enfocando o tema da prevenção. Segundo ela, o álcool ainda é a substância psicoativa, cujo consumo, ainda causa os maiores problemas à população.
           O evento contou com várias palestras e mesas redondas sobre os mais diversos temas sobre a problemática das drogas. Foram enfocados  os temas da prevenção, tratamento e reinserção a partir das políticas públicas nos contextos da saúde mental, direitos humanos, ciência e educação.
           
A coordenadora do CRR, professora Vania Medeiros participou da mesa sobre “Os desafios da prevenção e do tratamento da dependência química: articulação do social, da família, da escola e da justiça”. A mesa foi composta com a participação dos pesquisadores Gilberto Lúcio, do Ministério Público de Pernambuco, e Carla Bicca, da ABEAD. A professora Vania Medeiros fez explanação sobre os processos formativos na área de drogas, a partir da teoria da complexidade. O jornalista Crisvalter Medeiros, mestrando em Serviço Social da UFPB, que integra da equipe do CRR, apresentou trabalho oral sobre a Experiência do CRR na Paraíba.
           
O Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química foi uma das realizações mais importantes, nessa área, das últimas décadas na Paraíba. O evento é uma indicação de que a UFPB assumiu, efetivamente, a pesquisa e a formação acadêmicas envolvendo a questão da dependência química no contexto da saúde.

ENCERRAMENTO
           
O médico psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (ABEAD), fez a conferência de encerramento do evento, ontem, às 18 horas, no auditório 412, do CCHLA, da UFPB. Na palestra, o médico demonstrou preocupação com os movimentos pró-legalização do uso de maconha e alertou os participantes sobre a falta de estrutura do sistema de saúde, atualmente, para lidar com o aumento no consumo de substâncias psicoativas que a legalização poderia acarretar.
            A principal preocupação do médico é com a vulnerabilidade dos adolescentes no contexto da legalização devido ao risco de se criar uma cultura de normalização do uso de maconha. Segundo ele, o uso continuado dessa substância causa dependência e desvia os jovens da sua vida educacional e produtiva.
Para Ramos, a legalização da maconha em alguns países resultou no aumento estatístico da epidemiologia  da dependência química. O médico fez uma analogia sobre o que acontece atualmente com relação à maconha e o movimento de popularização do uso de tabaco no início  do século passado. Segundo ele, a indústria do tabaco está repetindo os mesmos argumentos que foram utilizados para fazer propaganda do tabaco, para promover o uso da maconha, a exemplo da utilização medicinal e os direitos humanos.

A professora Silvana Maciel, coordenadora do grupo de pesquisa em saúde mental e dependência química, fez o encerramento oficial do evento, garantindo a continuidade da proposta como uma iniciativa da UFPB, mesmo que algumas  edições do congresso aconteçam em outras instituições. Silvana sugeriu que o congresso continue aglutinando os discursos das diversas correntes acadêmicas da área e que seja um espaço democrático das expressões ideológicas das mais diversas visões sobre a temática.

LANÇAMENTO DE LIVRO:

A professora da Universidade Católica de Brasília, Maria Aparecida Penso, lançou o livro: "Os jovens pedem socorro", na abertura do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental e Dependência Química, da UFPB.

Maria Aparecida Penso, no centro, ladeada pelas professoras Maria Nilza (Serviço Social UFPB) e Vania Medeiros (CRR-IFPB)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

COMAD/JP E OAB/PB REALIZAM 'I FÓRUM SOBRE INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA E COMPULSIVA DE DEPENDENTES QUÍMICOS', DENTRO DA PROGRAMAÇÃO VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS.

C o n v i t e
                                                                                                                                           
Os Presidentes, do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de João Pessoa/PB - COMAD/JP e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba, convidam Vossa Senhoria e família para o I Fórum sobre Internação Involuntária e Compulsória de Dependentes Químicos.
Este evento está inserido nas ações da VI Semana Municipal de Políticas Educativas sobre Drogas de João Pessoa/PB.


DATA: 12 de Junho (Quarta-Feira)
LOCAL: Auditório da OAB/PB
            Rua Rodrigues de Aquino, 37 – Centro - João Pessoa/PB.

HORA: 10:00 horas

COMAD/JP REALIZA VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS



                            CONVITE

         O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas – COMAD tem a satisfação de convidar Vossa Excelência, para participar das atividades da VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, com o Lema: “SE LIGA NA VIDA” que ocorrerá de 09 a 15 de junho do corrente ano, conforme programação em anexo.

Contamos com vossa presença.

                                                                                                                                                   Contatos:
                                                                                                  (83) 8896-9770 / 8898-3410 (Guia)


COMAD REALIZA A VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

          O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de João Pessoa - COMAD/JP, realiza a VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, com o Lema: 'SE LIGA NA VIDA', de 09 a 15 de junho do corrente ano, conforme Programação abaixo: