terça-feira, 20 de agosto de 2013

PRESIDENTE DO COMAD RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO PESSOENSE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA






Uma sessão especial em homenagem ao Dia do Maçom foi realizada na tarde desta terça - feira (20), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, também foram entregues seis comendas a integrantes da irmandade na Capital. A propositura foi do vereador Sérgio da Sac (PSL). O evento também contou com a participação dos vereadores Bruno Farias (PPS), Raoni Mendes (PDT), Renato Martins (PSB), Santino (PT do B) e Benilton Holanda (PT), além do deputado estadual Janduhy Carneiro (PEN). 
Durante a solenidade, foram outorgados três Títulos de Cidadão Pessoense: ao coordenador do Programa Maçonaria a Favor da Vida do Grande Oriente do Brasil na Paraíba, Guilherme Travassos Sobrinho; ao membro do Programa Maçonaria a Favor da Vida e secretário de Educação, Cultura, Informática e Comunicação do Grande Oriente do Brasil na Paraíba, Juvenal da Roz; e ao secretário da Guarda dos Selos do Grande Oriente do Brasil na Paraíba, Geraldo Alves dos Santos.
Também foram outorgadas a Comenda Governador Antônio Mariz ao presidente da Academia de Letras Maçônicas do Estado da Paraíba, Edgard Bartolini Filho; e a Medalha Cidade de João Pessoa ao grão-mestre do Grande Oriente do Brasil na Paraíba, Aderaldo Pereira de Oliveira; e ao presidente de honra da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do Grande Oriente do Brasil na Paraíba, Clerton Azevedo Franca.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PRESIDENTE DO COMAD PARTICIPA DA SOLENIDADE DE ABERTURA DOS CURSOS DO CRR-IFPB

O PRESIDENTE DO COMAD-JP, SR. JUVENAL DA ROZ PARTICIPA DA SOLENIDADE DE ABERTURA DOS CURSOS DO CRR-IFPB. ALÉM DO PRESIDENTE OUTROS CONSELHEIROS PARTICIPARAM DA SOLENIDADE, FABIANA UCHÔA (SEDEC), LAWRENCITA LIMEIRA (UFPB), MARIA DA GUIA (PASTORAL DA SOBRIEDADE), DAVI REIS (MAÇONARIA) E SORAYA OLIVEIRA E JOSENILDA (SEDES), ALGUNS COMO COLABORADORES DA ORGANIZAÇÃO E OUTROS COMO PARTICIPANTES DOS CURSOS.

A solenidade de abertura oficial dos Cursos do CRR-IFPB

A solenidade de abertura oficial dos Cursos do CRR-IFPB foi uma oportunidade para os gestores do IFPB, que participaram do evento, o Reitor João Batista de Oliveira, a Pró-Reitora Edelcides Gondim, e o Diretor de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários, Alexandre Urquiza, além da gerente de finanças da FUNETEC, Fernanda Albuquerque, reconheceram a importância social das ações desenvolvidas pela equipe do CRR. As autoridades integrantes da mesa de abertura do evento também reconheceram a importância social do trabalho de capacitação desenvolvido pelo centro.

Participaram da mesa de abertura do evento, além do representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, Dr. Luiz Guilherme Paiva, e o Pastor Túlio Polari, Gestor do Programa de Políticas sobre Drogas, do Estado da Paraíba. A Justiça da Paraíba esteve representada através da participação do coordenador dos cursos preparatórios da ESMA-PB, Dr. Eduardo José de Carvalho; do Defensor Público Geral, Dr. Jaime Carneiro, e da Defensora Pública Drª. Elizabeth Barbosa. E mais: o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Dr. Juvenal da Roz; os secretários municipais, Geraldo Amorim, da Segurança Pública e Cidadania e Janaína Demery, representante da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa. A coordenadora de saúde mental, Drª. Shirlene Queiroz, representou a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PRESIDENTE DO COMAD PARTICIPA COMO PALESTRANTE DE SEMINÁRIO A FAVOR DA VIDA EM CAJAZEIRAS-PB




PALESTRANTES:

Sr. Aderaldo Pereira de Oliveira, Grão-Mestre do Grande Oriente do
Brasil – Paraíba (GOB-PB); residente em João Pessoa-PB;

Sr. Juvenal da Roz, Coronel R/R do Exército Brasileiro; Secretário de
Educação, Cultura, Comunicação e Informação do GOB-PB; Presidente do

Conselho Municipal sobre Drogas de João Pessoa-PB e residente em
João Pessoa-PB;


Dr. Guilherme Travassos Sarinho, Coordenador Estadual do Programa
“Maçonaria a Favor da vida - contra as Drogas”; Poeta, Médico Clínico
Geral e Cirurgião; residente em João Pessoa-PB;

Sr. Luiz Pereira de Morais, Coordenador Estadual Adjunto do “Programa
Maçonaria a Favor da Vida – contra as drogas”; residente em João
Pessoa-PB;

Sr. José Joaquim Marques Rosas Luz, Venerável Mestre da Loja Estrela
de Davi nº 2344 GOB, Oriente de Maceió-AL, membro do Programa
Maçonaria a favor da vida – contra as drogas, da Pastoral da
sobriedade e da Fazenda Esperança;

Dr. Pedro Cardoso Filho, Médico e Escritor; residente em João Pessoa-PB; e

Sr. David Reis, Enfermeiro e Professor; residente em João Pessoa-PB.


02.08.2013 - TARDE

14h00min - Palestra: “Motivando o Professor, nosso Multiplicador”

Palestrante: Cel. Juvenal da Roz, Secretário de Educação, Cultura,
Comunicação e Informação do GOB-PB, Presidente do Conselho Municipal
sobre Drogas de João Pessoa-PB.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

CONSELHEIROS DO COMAD PARTICIPAM DE CURSOS DO CRR-IFPB

CRR.IFPB INICIA ATIVIDADES PARA 2013 2014 COM A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA REDE DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS.

      Com a participação de profissionais dos Sistemas Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema de Justiça da Paraíba, além dos trabalhadores em educação foi iniciada, neste final de semana (19/20), a programação formativa dos cursos do Centro Regional de Referência (CRR) para o biênio 2013/2014. O evento que contou com a participação de profissionais de municípios de todas as microrregiões do Estado da Paraíba, aconteceu no Auditório do Hotel Caiçara, na praia de Tambaú, em João Pessoa.
O professor do CRR, Crisvalter Medeiros, recepcionou os alunos mostrando como o site do CRR (www.crrifpb.com.br) poderá ser utilizado para articulação e aproximação da rede de serviços no âmbito do curso, além de sensibilizar os profissionais para ações na área da reinserção social de usuários de drogas.
Os 600 alunos, que compõem as turmas de profissionais que estão sendo capacitados pelo CRR, também foram recepcionados pelas professoras Vania Medeiros, coordenadora CRR; Raquel Barros, Instituto Empodera; Lawrencita Espíndola e Nilza Ramalho, UFPB; Valéria Cristina, PMJP e Vagna  Cristina, da Facene.
A presidente do Instituto Empodera, psicóloga Raquel Barros, realizou palestra sobre reinserção social de mulheres grávidas, ou mães,  situação de vulnerabilidade social, principalmente em decorrência de uso de drogas. A professora Vânia Medeiros desenvolveu dinâmicas com os profissionais, no sentido de identificar as redes sociais operativas de cada um.
A principal tarefa do primeiro dia de formação dos cursos do CRR, nesta edição, foi a escolha de um “caso concreto de vulnerabilidade social”. O caso será trabalhado durante todo o curso, visando a uma intervenção pessoal ou social. O estudo de caso será realizado de forma transdisciplinar orientado pelas metodologias dos cursos ministrados e pelo tratamento comunitário.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

SALA DO COMAD ESTÁ INTERDITADA POR PROBLEMAS NA ESTRUTURA FÍSICA

A Sala do COMAD encontra-se interditada por problemas de vazamento em sua estrutura física. Desde fevereiro de 2012, após um vazamento na caixa d´água da Casa dos Conselhos, o qual inundou a Sala do COMAD e outros compartimentos, esta Sala ficou tendo vazamentos no seu teto sempre que chove e, este ano, com as recentes chuvas o problema voltou e com grandes proporções, tento que ser interditada para evitar problemas maiores, já que há riscos com as pessoas que nela se reúne ou que trabalha. Após Reunião Ordinária com o CONSELHO, foi tirado um encaminhamento de enviar ofícios ao Gabinete do Prefeito e a SEDES, solicitando audiência com o Prefeito e com a Secretária da SEDES para tratar de assuntos de interesse do COMAD entre eles, urgências com as devidas providências em relação a SALA.
Aqui estão algumas fotos da Sala;







segunda-feira, 17 de junho de 2013

OAB realiza I Fórum sobre Internação compulsória e Involuntária do Dependente Químico, dentro da VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS "SE LIGA NA VIDA", promovida pelo COMAD/JP.

Abertura do Fórum pelo Vice Presidente do COMAD, 
conselheiro representante da OAB Deusimar Guedes.
Fala do Presidente da OAB Dr. Oswaldo 

Fala do representante do Ministério Público Dr. Valberto Lira

Durante a VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS a UFPB instituição que compõe o COMAD, realiza o I Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química.

I Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química traz o debate sobre drogas para a UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou no período de 12 a 14, de junho, o I Congresso Brasileiro de Saúde Mental e Dependência Química. O evento contou com mais de 600 participantes, entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes, de todas as regiões do País. Durante os três dias do evento foram atualizadas várias vertentes do conhecimento envolvendo a questão do uso de drogas e dependência química, no contexto da saúde mental.
           
Na abertura do evento, que aconteceu na noite do dia 12, no Auditório da Reitoria, a coordenadora do Congresso, professora Silvana Carneiro Maciel, deu as boas vindas aos congressistas e enfatizou a importância da realização do evento para a ciência, a educação e a sociedade paraibana. Um momento de destaque, que emocionou a plateia, foi a participação do grupo musical “Oficina do Samba”, do Caps-ad Primavera, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O grupo é constituído por usuários de álcool e outras drogas que estão em recuperação.
A pesquisadora Carla Bicca, da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Drogas (ABEAD), fez a palestra de abertura do evento, enfocando o tema da prevenção. Segundo ela, o álcool ainda é a substância psicoativa, cujo consumo, ainda causa os maiores problemas à população.
           O evento contou com várias palestras e mesas redondas sobre os mais diversos temas sobre a problemática das drogas. Foram enfocados  os temas da prevenção, tratamento e reinserção a partir das políticas públicas nos contextos da saúde mental, direitos humanos, ciência e educação.
           
A coordenadora do CRR, professora Vania Medeiros participou da mesa sobre “Os desafios da prevenção e do tratamento da dependência química: articulação do social, da família, da escola e da justiça”. A mesa foi composta com a participação dos pesquisadores Gilberto Lúcio, do Ministério Público de Pernambuco, e Carla Bicca, da ABEAD. A professora Vania Medeiros fez explanação sobre os processos formativos na área de drogas, a partir da teoria da complexidade. O jornalista Crisvalter Medeiros, mestrando em Serviço Social da UFPB, que integra da equipe do CRR, apresentou trabalho oral sobre a Experiência do CRR na Paraíba.
           
O Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química foi uma das realizações mais importantes, nessa área, das últimas décadas na Paraíba. O evento é uma indicação de que a UFPB assumiu, efetivamente, a pesquisa e a formação acadêmicas envolvendo a questão da dependência química no contexto da saúde.

ENCERRAMENTO
           
O médico psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (ABEAD), fez a conferência de encerramento do evento, ontem, às 18 horas, no auditório 412, do CCHLA, da UFPB. Na palestra, o médico demonstrou preocupação com os movimentos pró-legalização do uso de maconha e alertou os participantes sobre a falta de estrutura do sistema de saúde, atualmente, para lidar com o aumento no consumo de substâncias psicoativas que a legalização poderia acarretar.
            A principal preocupação do médico é com a vulnerabilidade dos adolescentes no contexto da legalização devido ao risco de se criar uma cultura de normalização do uso de maconha. Segundo ele, o uso continuado dessa substância causa dependência e desvia os jovens da sua vida educacional e produtiva.
Para Ramos, a legalização da maconha em alguns países resultou no aumento estatístico da epidemiologia  da dependência química. O médico fez uma analogia sobre o que acontece atualmente com relação à maconha e o movimento de popularização do uso de tabaco no início  do século passado. Segundo ele, a indústria do tabaco está repetindo os mesmos argumentos que foram utilizados para fazer propaganda do tabaco, para promover o uso da maconha, a exemplo da utilização medicinal e os direitos humanos.

A professora Silvana Maciel, coordenadora do grupo de pesquisa em saúde mental e dependência química, fez o encerramento oficial do evento, garantindo a continuidade da proposta como uma iniciativa da UFPB, mesmo que algumas  edições do congresso aconteçam em outras instituições. Silvana sugeriu que o congresso continue aglutinando os discursos das diversas correntes acadêmicas da área e que seja um espaço democrático das expressões ideológicas das mais diversas visões sobre a temática.

LANÇAMENTO DE LIVRO:

A professora da Universidade Católica de Brasília, Maria Aparecida Penso, lançou o livro: "Os jovens pedem socorro", na abertura do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental e Dependência Química, da UFPB.

Maria Aparecida Penso, no centro, ladeada pelas professoras Maria Nilza (Serviço Social UFPB) e Vania Medeiros (CRR-IFPB)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

COMAD/JP E OAB/PB REALIZAM 'I FÓRUM SOBRE INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA E COMPULSIVA DE DEPENDENTES QUÍMICOS', DENTRO DA PROGRAMAÇÃO VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS.

C o n v i t e
                                                                                                                                           
Os Presidentes, do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de João Pessoa/PB - COMAD/JP e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba, convidam Vossa Senhoria e família para o I Fórum sobre Internação Involuntária e Compulsória de Dependentes Químicos.
Este evento está inserido nas ações da VI Semana Municipal de Políticas Educativas sobre Drogas de João Pessoa/PB.


DATA: 12 de Junho (Quarta-Feira)
LOCAL: Auditório da OAB/PB
            Rua Rodrigues de Aquino, 37 – Centro - João Pessoa/PB.

HORA: 10:00 horas

COMAD/JP REALIZA VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS



                            CONVITE

         O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas – COMAD tem a satisfação de convidar Vossa Excelência, para participar das atividades da VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, com o Lema: “SE LIGA NA VIDA” que ocorrerá de 09 a 15 de junho do corrente ano, conforme programação em anexo.

Contamos com vossa presença.

                                                                                                                                                   Contatos:
                                                                                                  (83) 8896-9770 / 8898-3410 (Guia)


COMAD REALIZA A VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

          O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de João Pessoa - COMAD/JP, realiza a VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, com o Lema: 'SE LIGA NA VIDA', de 09 a 15 de junho do corrente ano, conforme Programação abaixo:


domingo, 26 de maio de 2013

SECRETÁRIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL VISITA A FAZENDA DA ESPERANÇA


      A Secretária do Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Marta Gerusa, visitou a Fazenda da Esperança neste dia 17 de maio de 2013 juntamente com sua assessora, o Vereador Raoni Mendes e a secretária do COMAD Maria da Guia .

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMAD DEFINE A VI SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS


       Em Reunião Extraordinária realizada no dia 16 de maio de 2013, os Conselheiros define Programação da VI Semana Municipal de Políticas sobre Drogas, que se realizará de 09 a 15 de junho de 2013, sendo que o fechamento dessa programação, se dará na Reunião Ordinária do dia 23 de maio.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Defensor é escolhido para Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas


O defensor público de São Paulo Vitore André Zílio Maximiano foi escolhido pelo ministro José Eduardo Cardozo para assumir a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União no início da próxima semana e a posse ocorre em seguida, segundo a pasta.
Atuando até então como 2º subdefensor público-geral do Estado, Maximiano pediu afastamento do cargo na última sexta-feira (12), e a solicitação foi atendida pela Defensora Pública-Geral do Estado, Daniela Cembranelli.
Em uma conversa em Santa Catarina na semana passada, durante encontro de defensores públicos do Brasil, o ministro informou a Daniela sobre a escolha do defensor paulista para a secretária antidrogas, segundo a Defensoria paulista. 
A assessoria do ministério da Justiça afirma que a saída da atual ocupante da secretaria nacional antidrogas, Paulina do Carmo Duarte, não é relacionada com algum desentendimento interno sobre o financiamento, por parte do governo, de entidades terapêuticas para atendimento a dependentes químicos. Segundo a pasta, Paulina pediu para deixar o cargo por ter sido designada a ocupar um posto relacionado a combate a drogas na Organização dos Estados Americanos (OEA) e que teve apoio de Cardoso para isso. 
Vitore Maximiano foi procurador e passou a atuar na Defensoria a partir de 2006, quando o órgão foi criado em São Paulo, informou a assessoria de imprensa da Defensoria.  É mestre em direito do Estado pela PUC-SP e também atua como professor. 
Foi o mais votado pela categoria em 2006 e 2008 para comandar a Defensoria Pública paulista, mas, dentre uma lista tríplice, não foi escolhido pelos governadores Geraldo Alckmin e José Serra nas duas ocasiões.
Do G1, em São Paulo

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Polícias fecham ponto de venda de drogas em Santa Rita, Paraíba

Foram apreendidas 291 pedras de crack prontas para serem vendidas.
Três pessoas foram presas durante a ação

Polícia apreendeu 291 pedras de crack e R$ 1,9 mil em dinheiro (Foto: Walter Paparazzo/G1)
As polícias Civil e Militar fecharam um ponto de venda de drogas na tarde desta segunda-feira (15) na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Três pessoas foram presas no local, sendo dois homens e uma mulher, e, segundo a delegada Maria Soledade, vão ser autuadas por tráfico de drogas.

Foram apreendidas 291 pedras de crack prontas para serem vendidas e duas grandes. A polícia também recolheu celulares, uma TV de LCD e cerca de R$ 1.900 em dinheiro.

"Estamos fazendo um tabalho contra as drogas. Os ladrões que se cuidem porque nos estamos trabalhando para limpar Santa Rita", declarou a delegada.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Vereador é indicado para cargo de conselheiro de Políticas Públicas Sobre Drogas de JP

A CMJP recebeu visita do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, que sugeriu o vereador Raoni Mendes (PDT) como representante da Casa na entidade. A presidência da Câmara deve indicar um parlamentar para o cargo de conselheiro em abril.

Ajuste da letra
O vereador Raoni Mendes (PDT) é o mais cotado, dentre os 27 da Capital, para ser o representante da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na atual gestão do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. Ele foi indicado pela própria presidência da entidade, que se reuniu com o presidente da CMJP, Durval Ferreira (PP), nesta terça-feira, às 8h30, na Casa Napoleão Laureano.

“O encontro serviu para que pudéssemos apresentar à Câmara a nova gestão do Conselho, relatórios das ações do ano passado e o nosso Plano Estratégico 2013. Além disso, pedimos que a CMJP indique o seu representante na entidade. No ensejo, sugerimos o vereador Raoni Mendes, que já se mostrou solícito aos nossos trabalhos e já tem familiaridade com as nossas demandas”, comentou o presidente do Conselho, Juvenal da Roz, representante da Maçonaria GOB-PB.

Iniciativas deságuam na Semana Municipal de Prevenção às Drogas

“Debatemos os temas relacionados às drogas e propomos ao poder público iniciativas. Somos articuladores de ações que são desenvolvidas nas instituições que compõem o Conselho. Realizamos palestras, atividades nas escolas, cursos, além de diversas iniciativas junto aos órgãos públicos”, destacou a conselheira Maria da Guia Oliveira, representante da Arquidiocese.

Segundo ela, a principal iniciativa da programação do Conselho é a Semana Municipal de Prevenção às Drogas, que acontece na segunda semana de junho, na Capital.

“Também realizamos seminários com os educadores e profissionais da área da saúde, que são nossos grandes clientes e disseminadores das estratégias de combate às drogas, prevenção e apoio aos dependentes de drogas”, comentou outro conselheiro representante da Maçonaria, Davi Reis.

Conselheiros terão mandato até 2015

O antigo representante da CMJP no Conselho era o ex-vereador Geraldo Amorim (PDT), e cabe ao presidente da Câmara realizar a indicação de um novo parlamentar, que poderá passar dois anos no mandato como conselheiro da entidade. A atual gestão foi eleita em pleito realizado no dia 28 do mês passado, na Capital.

O Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas é composto por 36 integrantes, representantes de nove instituições governamentais e nove não governamentais. A entidade é articuladora da luta contra as drogas, prevenção desse mal e promoção de auxílio às entidades que trabalham com dependentes químicos, de álcool e outras drogas.

A sede da entidade está localizada na Avenida Dom Pedro I, 692, no Centro de João Pessoa. As reuniões acontecem na terceira semana de cada mês, às quintas-feiras, a partir das 14h. Os encontros são abertos para quem quiser assistir os pronunciamentos e as discussões.

Haryson Alves 
Publicado em: 26/03/2013 às 17h58

segunda-feira, 25 de março de 2013

NOVO PRESIDENTE DO COMAD FAZ VISITA AS INSTITUIÇÕES QUE COMPÕE O CONSELHO

O novo Presidente do COMAD/JP Sr. Juvenal da Roz, juntamente com demais conselheiros iniciará visitas a  todas as instituições que compõe o Conselho onde, na ocasião, apresentará o Relatório das Atividades realizadas no ano de 2012 e Planejamento Estratégico para 2013, ressaltando a importância de atuação das referidas instituições, como parceiras nas ações. Essas visitas terão início na próxima terça-feira dia 26 do mês em curso.

COMAD FORMA COMISSÕES ESPECIAIS PERMANENTES CONFORME REGIMENTO INTERNO

Em reunião ordinária realizada no dia 21 de março, foram formadas as Comissões Especiais Permanentes do  COMAD, que são responsáveis pelo planejamento, consultoria e a execução, em suas áreas específicas, dos objetivos do PROMAD - Programa Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, conforme Regimento Interno. Foram formadas as Comissões de Educação e Saúde com seus respectivos conselheiros:

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO - Conselheiros: Fabiana Uchôa (SEDEC), Rizonete Gomes (Amor Exigente) e Deusimar Guedes (OAB);

COMISSÃO DA SAÚDE - Conselheiros: Lawrencita Limeira (UFPB), Josenilda Maria (SEDES) e David Reis (Maçonaria).

terça-feira, 19 de março de 2013

Projeto que altera lei sobre drogas será votado com urgência

Matéria deverá ser votada no começo de abril

O plenário aprovou, por 344 votos a 6 e 6 abstenções, o regime de urgência para o projeto de lei do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) que institui várias medidas para combate ao uso de drogas, como a organização de um sistema de informações de abrangência nacional; a ampliação da possibilidade de pedidos de internação involuntária de usuários de drogas; e a obrigação de oferta de vagas para ex-usuários em todos os contratos fechados com recursos públicos.

A matéria já conta com um substitutivo aprovado pela Comissão Especial do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, de autoria do deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL).

Entretanto, ainda há divergências entre os partidos sobre o mérito da matéria, que deverá ser votada no começo de abril.
1703/2013 - 16h22

segunda-feira, 18 de março de 2013

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMAD

CONVOCAÇÃO

Convocamos todos os Conselheiros Titulares e/ou Suplentes do COMAD para a REUNIÃO ORDINÁRIA DO MÊS EM CURSO que acontecerá DIA 21 DE MARÇO DE 2013 (5ª Feira), às 14:30h na Sala do referido Conselho, situada na Casa dos Conselhos, Rua D. Pedro I, 692, Tambiá ( Ao lado do Hospital João Paulo II, antigo Lady Center).

Pauta: 
- Informes Gerais;
- Formação das Comissões Especiais Permanentes do COMAD;
- Outros Encaminhamentos.

A presença de todos é essencial e necessária, para o bom funcionamento do Conselho e, para que este alcance seus objetivos, onde cada Conselheiro é responsável por representar bem a instituição que o indicou.

Atenciosamente,

Juvenal Da Roz
Presidente do COMAD

Maria da Guia Oliveira C. Silva
Secretária do COMAD

domingo, 17 de março de 2013

RAONI DECLARA GUERRA ÀS DROGAS E PROPÕE CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA VIDA


Raoni declara guerra às drogas e propõe criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida

“Aqui não se dá política partidária. Aqui se dá bandeira de luta em defesa da vida”, declarou Raoni Mendes em seu pronunciamento de hoje na CMJP.
Na manhã desta terça-feira(12) o vereador, utilizou a tribuna da casa Napoleão Laureano para retomar a luta contra as drogas. Raoni ocupou a tribuna ano passado, em 22 de novembro, para tratar sobre o combate às drogas na cidade de João Pessoa, solicitando apoio financeiro do poder público municipal aos dependentes de drogas que quisessem tratamento. Foi quando o vereador apresentou Voto de Aplauso ao jornalista Eliabe Castor pela reportagem “Dante e o inferno do crack”, publicada no site “Parlamento PB”.
Quatro meses se passaram, e nenhuma resposta positiva foi dada. Raoni reforçou a solicitação, propondo a criação da “Frente Parlamentar em Defesa da Vida”. O vereador indicou que seja dado apoio financeiro para tratamento daqueles sem condições financeiras nas comunidades terapêuticas como Fazenda da Esperança, que tem unidades feminina e masculina em Alhandra.
“Peço que a Fazenda Esperança seja reconhecidamente habilitada para atender a estas pessoas, que lutam desesperadamente para salvar suas vidas e não têm como custear um tratamento. Além disso, peço ajuda ao poder público, que nada faz para socorrer financeiramente essas vítimas das drogas”, apelou Raoni Mendes.
O vereador convocou seus colegas do parlamento municipal para essa luta. Segundo Raoni , a ajuda aos dependentes químicos deve ser dada de forma emergencial, sendo função da CMJP cobrar a participação financeira que o município deveria oferecer para custear esse tipo de tratamento.

“Na iniciativa pública municipal e estadual não temos nenhuma comunidade terapêutica voltada à reabilitação e ao tratamento daqueles que sofrem por causa das drogas”, destacou Raoni. Ele citou iniciativas da sociedade civil na Paraíba, que contribuem com a causa, e poderiam receber investimentos públicos e privados, como a Fazenda do Sol, em Campina Grande, a Fundação Cidade Viva, na Capital, e a Fazenda Esperança, em Alhandra.
“A Fazenda Esperança tem como filosofia o tripé formado pelo trabalho, a família e a espiritualidade. O trabalho da comunidade terapêutica tem demonstrado que é possível trazer de volta ao convívio social e familiar aqueles que estão próximos da morte prematura por causa das drogas. Cerca de 80% dos internos de lá se recuperam, e é lamentável que muitos que desejam se internar não consigam, porque precisam de uma colaboração financeira para iniciar o tratamento e não têm”, alertou Raoni Mendes.
Para o vereador , a situação enfrentada pela Capital e todo o Estado da Paraíba é de jovens, adultos e idosos "perdidos" pelas drogas, e o poder público não pode, em nenhuma instância partidária, esquecer esse problema, porque vidas podem ser perdidas. “Que possamos lutar incansavelmente por uma sociedade humana e fraterna a partir do resgate daqueles que são o centro da nossa ação política, o nosso próximo. A forma incisiva com a qual falei aqui reflete o clamor de muitos que recorrem a mim. São pessoas que, muitas vezes, vejo acuadas, e que não têm oportunidade de declarar guerra às drogas”, finalizou.
 Assessoria com Ascom - CMJP

segunda-feira, 4 de março de 2013

NOVO PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO COMAD/JP

 Conselheiro PRESIDENTE: JUVENAL DA ROZ

Conselheiro VICE-PRESIDENTE: DEUSIMAR VANDERLEY GUEDES 

Na última quinta-feira, dia 28 de fevereiro de 2013 foi eleito o novo presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de João Pessoa - COMAD para o biênio 2013/2014. O Presidente, Conselheiro JUVENAL DA ROZ, representante da instituição Maçonaria/Grande Oriente, tendo como Vice-Presidente, o Conselheiro DEUSIMAR VANDERLEY GUEDES, representante da instituição OAB/PB.