quarta-feira, 27 de março de 2013

Vereador é indicado para cargo de conselheiro de Políticas Públicas Sobre Drogas de JP

A CMJP recebeu visita do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, que sugeriu o vereador Raoni Mendes (PDT) como representante da Casa na entidade. A presidência da Câmara deve indicar um parlamentar para o cargo de conselheiro em abril.

Ajuste da letra
O vereador Raoni Mendes (PDT) é o mais cotado, dentre os 27 da Capital, para ser o representante da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na atual gestão do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. Ele foi indicado pela própria presidência da entidade, que se reuniu com o presidente da CMJP, Durval Ferreira (PP), nesta terça-feira, às 8h30, na Casa Napoleão Laureano.

“O encontro serviu para que pudéssemos apresentar à Câmara a nova gestão do Conselho, relatórios das ações do ano passado e o nosso Plano Estratégico 2013. Além disso, pedimos que a CMJP indique o seu representante na entidade. No ensejo, sugerimos o vereador Raoni Mendes, que já se mostrou solícito aos nossos trabalhos e já tem familiaridade com as nossas demandas”, comentou o presidente do Conselho, Juvenal da Roz, representante da Maçonaria GOB-PB.

Iniciativas deságuam na Semana Municipal de Prevenção às Drogas

“Debatemos os temas relacionados às drogas e propomos ao poder público iniciativas. Somos articuladores de ações que são desenvolvidas nas instituições que compõem o Conselho. Realizamos palestras, atividades nas escolas, cursos, além de diversas iniciativas junto aos órgãos públicos”, destacou a conselheira Maria da Guia Oliveira, representante da Arquidiocese.

Segundo ela, a principal iniciativa da programação do Conselho é a Semana Municipal de Prevenção às Drogas, que acontece na segunda semana de junho, na Capital.

“Também realizamos seminários com os educadores e profissionais da área da saúde, que são nossos grandes clientes e disseminadores das estratégias de combate às drogas, prevenção e apoio aos dependentes de drogas”, comentou outro conselheiro representante da Maçonaria, Davi Reis.

Conselheiros terão mandato até 2015

O antigo representante da CMJP no Conselho era o ex-vereador Geraldo Amorim (PDT), e cabe ao presidente da Câmara realizar a indicação de um novo parlamentar, que poderá passar dois anos no mandato como conselheiro da entidade. A atual gestão foi eleita em pleito realizado no dia 28 do mês passado, na Capital.

O Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas é composto por 36 integrantes, representantes de nove instituições governamentais e nove não governamentais. A entidade é articuladora da luta contra as drogas, prevenção desse mal e promoção de auxílio às entidades que trabalham com dependentes químicos, de álcool e outras drogas.

A sede da entidade está localizada na Avenida Dom Pedro I, 692, no Centro de João Pessoa. As reuniões acontecem na terceira semana de cada mês, às quintas-feiras, a partir das 14h. Os encontros são abertos para quem quiser assistir os pronunciamentos e as discussões.

Haryson Alves 
Publicado em: 26/03/2013 às 17h58

segunda-feira, 25 de março de 2013

NOVO PRESIDENTE DO COMAD FAZ VISITA AS INSTITUIÇÕES QUE COMPÕE O CONSELHO

O novo Presidente do COMAD/JP Sr. Juvenal da Roz, juntamente com demais conselheiros iniciará visitas a  todas as instituições que compõe o Conselho onde, na ocasião, apresentará o Relatório das Atividades realizadas no ano de 2012 e Planejamento Estratégico para 2013, ressaltando a importância de atuação das referidas instituições, como parceiras nas ações. Essas visitas terão início na próxima terça-feira dia 26 do mês em curso.

COMAD FORMA COMISSÕES ESPECIAIS PERMANENTES CONFORME REGIMENTO INTERNO

Em reunião ordinária realizada no dia 21 de março, foram formadas as Comissões Especiais Permanentes do  COMAD, que são responsáveis pelo planejamento, consultoria e a execução, em suas áreas específicas, dos objetivos do PROMAD - Programa Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, conforme Regimento Interno. Foram formadas as Comissões de Educação e Saúde com seus respectivos conselheiros:

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO - Conselheiros: Fabiana Uchôa (SEDEC), Rizonete Gomes (Amor Exigente) e Deusimar Guedes (OAB);

COMISSÃO DA SAÚDE - Conselheiros: Lawrencita Limeira (UFPB), Josenilda Maria (SEDES) e David Reis (Maçonaria).

terça-feira, 19 de março de 2013

Projeto que altera lei sobre drogas será votado com urgência

Matéria deverá ser votada no começo de abril

O plenário aprovou, por 344 votos a 6 e 6 abstenções, o regime de urgência para o projeto de lei do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) que institui várias medidas para combate ao uso de drogas, como a organização de um sistema de informações de abrangência nacional; a ampliação da possibilidade de pedidos de internação involuntária de usuários de drogas; e a obrigação de oferta de vagas para ex-usuários em todos os contratos fechados com recursos públicos.

A matéria já conta com um substitutivo aprovado pela Comissão Especial do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, de autoria do deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL).

Entretanto, ainda há divergências entre os partidos sobre o mérito da matéria, que deverá ser votada no começo de abril.
1703/2013 - 16h22

segunda-feira, 18 de março de 2013

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMAD

CONVOCAÇÃO

Convocamos todos os Conselheiros Titulares e/ou Suplentes do COMAD para a REUNIÃO ORDINÁRIA DO MÊS EM CURSO que acontecerá DIA 21 DE MARÇO DE 2013 (5ª Feira), às 14:30h na Sala do referido Conselho, situada na Casa dos Conselhos, Rua D. Pedro I, 692, Tambiá ( Ao lado do Hospital João Paulo II, antigo Lady Center).

Pauta: 
- Informes Gerais;
- Formação das Comissões Especiais Permanentes do COMAD;
- Outros Encaminhamentos.

A presença de todos é essencial e necessária, para o bom funcionamento do Conselho e, para que este alcance seus objetivos, onde cada Conselheiro é responsável por representar bem a instituição que o indicou.

Atenciosamente,

Juvenal Da Roz
Presidente do COMAD

Maria da Guia Oliveira C. Silva
Secretária do COMAD

domingo, 17 de março de 2013

RAONI DECLARA GUERRA ÀS DROGAS E PROPÕE CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA VIDA


Raoni declara guerra às drogas e propõe criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida

“Aqui não se dá política partidária. Aqui se dá bandeira de luta em defesa da vida”, declarou Raoni Mendes em seu pronunciamento de hoje na CMJP.
Na manhã desta terça-feira(12) o vereador, utilizou a tribuna da casa Napoleão Laureano para retomar a luta contra as drogas. Raoni ocupou a tribuna ano passado, em 22 de novembro, para tratar sobre o combate às drogas na cidade de João Pessoa, solicitando apoio financeiro do poder público municipal aos dependentes de drogas que quisessem tratamento. Foi quando o vereador apresentou Voto de Aplauso ao jornalista Eliabe Castor pela reportagem “Dante e o inferno do crack”, publicada no site “Parlamento PB”.
Quatro meses se passaram, e nenhuma resposta positiva foi dada. Raoni reforçou a solicitação, propondo a criação da “Frente Parlamentar em Defesa da Vida”. O vereador indicou que seja dado apoio financeiro para tratamento daqueles sem condições financeiras nas comunidades terapêuticas como Fazenda da Esperança, que tem unidades feminina e masculina em Alhandra.
“Peço que a Fazenda Esperança seja reconhecidamente habilitada para atender a estas pessoas, que lutam desesperadamente para salvar suas vidas e não têm como custear um tratamento. Além disso, peço ajuda ao poder público, que nada faz para socorrer financeiramente essas vítimas das drogas”, apelou Raoni Mendes.
O vereador convocou seus colegas do parlamento municipal para essa luta. Segundo Raoni , a ajuda aos dependentes químicos deve ser dada de forma emergencial, sendo função da CMJP cobrar a participação financeira que o município deveria oferecer para custear esse tipo de tratamento.

“Na iniciativa pública municipal e estadual não temos nenhuma comunidade terapêutica voltada à reabilitação e ao tratamento daqueles que sofrem por causa das drogas”, destacou Raoni. Ele citou iniciativas da sociedade civil na Paraíba, que contribuem com a causa, e poderiam receber investimentos públicos e privados, como a Fazenda do Sol, em Campina Grande, a Fundação Cidade Viva, na Capital, e a Fazenda Esperança, em Alhandra.
“A Fazenda Esperança tem como filosofia o tripé formado pelo trabalho, a família e a espiritualidade. O trabalho da comunidade terapêutica tem demonstrado que é possível trazer de volta ao convívio social e familiar aqueles que estão próximos da morte prematura por causa das drogas. Cerca de 80% dos internos de lá se recuperam, e é lamentável que muitos que desejam se internar não consigam, porque precisam de uma colaboração financeira para iniciar o tratamento e não têm”, alertou Raoni Mendes.
Para o vereador , a situação enfrentada pela Capital e todo o Estado da Paraíba é de jovens, adultos e idosos "perdidos" pelas drogas, e o poder público não pode, em nenhuma instância partidária, esquecer esse problema, porque vidas podem ser perdidas. “Que possamos lutar incansavelmente por uma sociedade humana e fraterna a partir do resgate daqueles que são o centro da nossa ação política, o nosso próximo. A forma incisiva com a qual falei aqui reflete o clamor de muitos que recorrem a mim. São pessoas que, muitas vezes, vejo acuadas, e que não têm oportunidade de declarar guerra às drogas”, finalizou.
 Assessoria com Ascom - CMJP

segunda-feira, 4 de março de 2013

NOVO PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO COMAD/JP

 Conselheiro PRESIDENTE: JUVENAL DA ROZ

Conselheiro VICE-PRESIDENTE: DEUSIMAR VANDERLEY GUEDES 

Na última quinta-feira, dia 28 de fevereiro de 2013 foi eleito o novo presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de João Pessoa - COMAD para o biênio 2013/2014. O Presidente, Conselheiro JUVENAL DA ROZ, representante da instituição Maçonaria/Grande Oriente, tendo como Vice-Presidente, o Conselheiro DEUSIMAR VANDERLEY GUEDES, representante da instituição OAB/PB.